Cursos



CURSO  

CUIDANDO DE FAMÍLIAS
AS MUDANÇAS NO CICLO DE VIDA FAMILIAR


Aula teórica

Momentos dos grupos

Apresentação dos Grupos



O QUE PROPOMOS NO CURSO:



       

 PROPOSTA DO CURSO

Sensibilizar e treinar pessoas envolvidas ou que desejam se capacitar para o Ministério Eclesiástico com Casais e Famílias e/ou Aconselhamento Familiar.


COMO É COMPOSTO
São 10 Módulos envolvendo elementos conceituais e práticos que possibilitam um cuidado às famílias no sentido de ajudá-las a perceber sua potencialidade para o enfrentamento, seguindo para isso o caminho do crescimento em amor, como nos indica Jesus.


COMO ACONTECEM OS ENCONTROS
Nossos Encontros são semanais e acontece de forma reflexiva e vivencial, e ao final do Curso serão certificados como Cuidadores de Famílias os que completarem todos os Módulos.
Esperamos que o fruto de nossa dedicação coopere com a grande Comissão dada por Jesus de sermos “famílias testemunhas” do amor e poder de Deus.
                                     

Palestrante e Coordenadora
Edna Palladino, Psicóloga Clínica pela Universidade Nove de Julho-SP; Bacharel em Teologia pelo Betel Brasileiro-SP; Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela PUC; Supervisora do Projeto Cuidando de Famílias nas comunidades cristãs; Idealizadora da Interface entre Educação e Ciclo Vital com o Projeto de “Capacitação para Professores na Qualificação do melhor Lidar com as Famílias dos Alunos”, na Secretária da Educação de Ferraz de Vasconcelos; Conferencista; Professora do Curso de Capacitação de Lideranças no Cuidado de Famílias com interface entre a Teologia e Ciclo Vital da Família;    do Curso de Casais “Diálogos Colaborativos na Construção de Sentido da Relação Conjugal e Familiar”; Escritora dos Módulos “As Mudanças do Ciclo de Vida Familiar: o bom entendimento dos conflitos” . E-mail: ednapalladino@hotmail.com – telefone (11) 9761-5056.  


CRONOGRAMA DO CURSO


 PRIMEIRA FASE –

Módulo Introdutório - FUNDAMENTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DO MATRIMÔNIO E DA FAMÍLIA.                
Objetivo: Refletir, a partir de uma fundamentação bíblica, sobre os princípios básicos que norteiam a família que teme ao Senhor.

Módulo II – QUEM SE COMUNICA COM QUEM
 Objetivo: Sensibilizar e propor caminhos na direção de uma melhoria no padrão comunicacional das famílias.

Módulo III – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DOS CONFLITOS FAMILIARES.
Objetivo: Refletir sobre as expectativas e frustrações geradoras de conflitos na comunicação familiar, propondo novos modos de enfrentamento dos conflitos.

Módulo IV – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DO JOVEM CASAL.
Objetivo: Refletir sobre os desafios iniciais do casamento e buscar caminhos para o crescimento e amadurecimento da comunicação como ferramenta nesta etapa do ciclo vital da família.

Módulos V - A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO PAIS E FILHOS PEQUENOS (de 0 a 5 anos).
Objetivo: Refletir e propor caminhos para uma ação eficaz e socializadora dos filhos pequenos.

Módulo VI – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO PAIS E FILHOS PEQUENOS (de 6 a 10 anos).
Objetivo: Refletir e propor caminhos para uma ação eficaz e socializadora dos filhos pequenos.

Módulos VII e VIII – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO PAIS E FILHOS ADOLESCENTES E JOVENS (parte 1 e 2).
Objetivo: Avaliar as novas demandas postas sobre o papel dos pais de filhos adolescentes e jovens e propor estratégias comunicacionais que possam gerar caminhos de encontro entre os pais e seus filhos adolescentes e jovens.

Módulos IX - A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DO ESTÁGIO DE AMADURECIFMENTO DA FAMÍLIA: PAIS QUE ENVELHECEM E FILHOS QUE SE TORNAM ADULTOS (Parte 1).
Objetivo: Promover uma reflexão crítica para os atuais desafios da família que amadurece: não poder falar de envelhecimento como pais e casal e a necessidade de desenvolver novos recursos para enfrentar as novas exigências desta etapa do ciclo de vida da família. 

Módulo X – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DO ESTÁGIO DE AMADURECIMENTO DA FAMÍLIA: PAIS QUE ENVELHECEM E FILHOS QUE SE TORNAM ADULTOS (Parte 2).
Objetivo: Promover uma reflexão crítica para os atuais desafios da família que amadurece: não poder falar de envelhecimento como pais e casal e a necessidade de desenvolver novos recursos para enfrentar as novas exigências desta etapa do ciclo de vida da família. 

Módulo XI – A FAMÍLIA NO ESTÁGIO TARDIO NA VIDA: APRENDENDO A NOS DESPEDIR – DESAFIO FINAL DA FAMÍLIA.
Objetivo: Refletir acerca do momento final a vida que é o morrer, com vistas a desenvolver melhores estratégias e enfrentamento.

Módulo Conclusivo – RE-PACTUANDO NOSSAS RELAÇÕES E NOSSO COMPROMISSO CUIDADOR COMO VIGILANTES DA RELAÇÃO CONJUGAL E FAMILIAR.
Objetivo: Propiciar um rito de passagem para os casais que se prepararam com este curso para serem cuidadores de suas próprias famílias e de outros casais e famílias.
Entrega dos Certificados e:

v  Apresentação das Oficinas pelos grupos.
v  Entrega da Ficha de Declaração de Leitura.
v  Entrega dos Certificados


SEGUNDA FASE –

Aplicação do Genograma Familiar


Objetivo: Possibilitar um cuidado terapêutico do concluinte do curso, que possibilite maior compreensão de sua herança familiar, que possa “descolar” sua história de origem, da história atual e, assim discriminar uma da outra.  











              
    

Um comentário: