CURSO
CUIDANDO DE FAMÍLIASAS MUDANÇAS NO CICLO DE VIDA FAMILIAR
O QUE PROPOMOS NO CURSO:
PROPOSTA DO CURSO
Sensibilizar e treinar
pessoas envolvidas ou que desejam se capacitar para o Ministério Eclesiástico
com Casais e Famílias e/ou Aconselhamento Familiar.
COMO É COMPOSTO
São 10 Módulos
envolvendo elementos conceituais e práticos que possibilitam um cuidado às
famílias no sentido de ajudá-las a perceber sua potencialidade para o
enfrentamento, seguindo para isso o caminho do crescimento em amor, como nos
indica Jesus.
COMO ACONTECEM OS ENCONTROS
Nossos Encontros são semanais
e acontece de forma reflexiva e vivencial, e ao final do Curso serão
certificados como Cuidadores de Famílias os que completarem todos os Módulos.
Esperamos que o fruto
de nossa dedicação coopere com a grande Comissão dada por Jesus de sermos “famílias
testemunhas” do amor e poder de Deus.
Palestrante e Coordenadora
Edna Palladino, Psicóloga Clínica pela Universidade Nove de Julho-SP; Bacharel em Teologia pelo Betel Brasileiro-SP; Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela PUC; Supervisora do Projeto Cuidando de Famílias nas comunidades cristãs; Idealizadora da Interface entre Educação e Ciclo Vital com o Projeto de “Capacitação para Professores na Qualificação do melhor Lidar com as Famílias dos Alunos”, na Secretária da Educação de Ferraz de Vasconcelos; Conferencista; Professora do Curso de Capacitação de Lideranças no Cuidado de Famílias com interface entre a Teologia e Ciclo Vital da Família; do Curso de Casais “Diálogos Colaborativos na Construção de Sentido da Relação Conjugal e Familiar”; Escritora dos Módulos “As Mudanças do Ciclo de Vida Familiar: o bom entendimento dos conflitos” . E-mail: ednapalladino@hotmail.com – telefone (11) 9761-5056.
Edna Palladino, Psicóloga Clínica pela Universidade Nove de Julho-SP; Bacharel em Teologia pelo Betel Brasileiro-SP; Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela PUC; Supervisora do Projeto Cuidando de Famílias nas comunidades cristãs; Idealizadora da Interface entre Educação e Ciclo Vital com o Projeto de “Capacitação para Professores na Qualificação do melhor Lidar com as Famílias dos Alunos”, na Secretária da Educação de Ferraz de Vasconcelos; Conferencista; Professora do Curso de Capacitação de Lideranças no Cuidado de Famílias com interface entre a Teologia e Ciclo Vital da Família; do Curso de Casais “Diálogos Colaborativos na Construção de Sentido da Relação Conjugal e Familiar”; Escritora dos Módulos “As Mudanças do Ciclo de Vida Familiar: o bom entendimento dos conflitos” . E-mail: ednapalladino@hotmail.com – telefone (11) 9761-5056.
CRONOGRAMA DO
CURSO
PRIMEIRA FASE –
Módulo
Introdutório - FUNDAMENTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DO MATRIMÔNIO E DA FAMÍLIA.
Objetivo: Refletir, a
partir de uma fundamentação bíblica, sobre os princípios básicos que norteiam a
família que teme ao Senhor.
Módulo
II – QUEM SE COMUNICA COM QUEM
Objetivo: Sensibilizar e propor caminhos na
direção de uma melhoria no padrão comunicacional das famílias.
Módulo
III – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DOS CONFLITOS FAMILIARES.
Objetivo:
Refletir sobre as expectativas e frustrações geradoras de conflitos na
comunicação familiar, propondo novos modos de enfrentamento dos conflitos.
Módulo IV – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DO JOVEM CASAL.
Módulo IV – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO DO JOVEM CASAL.
Objetivo:
Refletir sobre os desafios iniciais do casamento e buscar caminhos para o
crescimento e amadurecimento da comunicação como ferramenta nesta etapa do
ciclo vital da família.
Módulos
V - A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO PAIS
E FILHOS PEQUENOS (de 0 a 5 anos).
Objetivo:
Refletir e propor caminhos para uma ação eficaz e socializadora dos filhos
pequenos.
Módulo
VI – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO PAIS
E FILHOS PEQUENOS (de 6 a 10 anos).
Objetivo:
Refletir e propor caminhos para uma ação eficaz e socializadora dos filhos
pequenos.
Módulos
VII e VIII – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA
RELAÇÃO PAIS E FILHOS ADOLESCENTES E JOVENS (parte 1 e 2).
Objetivo:
Avaliar as novas demandas postas sobre o papel dos pais de filhos adolescentes
e jovens e propor estratégias comunicacionais que possam gerar caminhos de
encontro entre os pais e seus filhos adolescentes e jovens.
Módulos
IX - A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DO ESTÁGIO DE
AMADURECIFMENTO DA FAMÍLIA: PAIS QUE ENVELHECEM E FILHOS QUE SE TORNAM ADULTOS
(Parte 1).
Objetivo: Promover uma
reflexão crítica para os atuais desafios da família que amadurece: não poder
falar de envelhecimento como pais e casal e a necessidade de desenvolver novos
recursos para enfrentar as novas exigências desta etapa do ciclo de vida da
família.
Módulo X – A COMUNICAÇÃO FUNCIONAL COMO
FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DO ESTÁGIO DE AMADURECIMENTO DA FAMÍLIA: PAIS QUE
ENVELHECEM E FILHOS QUE SE TORNAM ADULTOS (Parte 2).
Objetivo: Promover uma
reflexão crítica para os atuais desafios da família que amadurece: não poder
falar de envelhecimento como pais e casal e a necessidade de desenvolver novos
recursos para enfrentar as novas exigências desta etapa do ciclo de vida da
família.
Módulo
XI – A FAMÍLIA NO ESTÁGIO TARDIO NA VIDA: APRENDENDO A NOS DESPEDIR – DESAFIO
FINAL DA FAMÍLIA.
Objetivo:
Refletir acerca do momento final a vida que é o morrer, com vistas a
desenvolver melhores estratégias e enfrentamento.
Módulo
Conclusivo – RE-PACTUANDO NOSSAS RELAÇÕES E NOSSO COMPROMISSO CUIDADOR COMO
VIGILANTES DA RELAÇÃO CONJUGAL E FAMILIAR.
Objetivo:
Propiciar um rito de passagem para os casais que se prepararam com este curso
para serem cuidadores de suas próprias famílias e de outros casais e famílias.
Entrega
dos Certificados e:
v Apresentação das Oficinas pelos grupos.
v Entrega da Ficha de Declaração de Leitura.
v Entrega dos Certificados
SEGUNDA FASE –
Aplicação
do Genograma Familiar
Objetivo:
Possibilitar um cuidado terapêutico do concluinte do curso, que possibilite maior
compreensão de sua herança familiar, que possa “descolar” sua história de
origem, da história atual e, assim discriminar uma da outra.
Onde está sendo as aulas
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